O Governo declarou Situação de Alerta para todo o território do continente entre as 00h00 de domingo, 3 de agosto, e as 23h59 de quinta-feira, 7 de agosto, uma medida tomada face ao agravamento das condições meteorológicas e ao risco muito elevado de incêndios rurais em grande parte do país.
Numa declaração ao país, a Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, sublinhou a gravidade do momento e a prontidão do Estado: “A próxima semana será difícil. Todo o dispositivo de combate aos incêndios está pronto e mobilizado”, garantiu.
Durante este período, em que se esperam temperaturas acima dos 40 graus, serão aplicadas medidas excecionais de proteção e prevenção, entre as quais a proibição de acesso, circulação e permanência em espaços florestais e caminhos rurais definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Será também proibida a realização de queimadas e queimas de sobrantes, incluindo a suspensão de autorizações previamente emitidas; assim como a realização de trabalhos com maquinaria nos espaços florestais e em áreas rurais que representem risco de ignição; e a utilização de fogo-de-artifício e outros artefactos pirotécnicos, com suspensão das respetivas autorizações.
AVISO LARANJA E MÁXIMA DE 43 GRAUS
O distrito de Santarém estará sob aviso amarelo até às 9h00 de domingo, 3 de agosto, altura em que o nível sobe para laranja, assim permanecendo até às 18h00 de terça-feira, 5 de agosto. Esperam-se máximas de 43 graus para domingo na região, 41 para segunda e 38 para os dias seguintes. No próximo fim de semana, as temperaturas voltarão à casa dos 40 graus.
Já as mínimas não deverão ser inferiores a 20 graus, admitindo-se a hipótese de existirem as chamadas noites tropicais.




























