A Câmara e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS) lançaram na quinta-feira, 12 de dezembro, o projeto Arte na Rua, que pretende potenciar a requalificação urbana e a valorização do património.
O lançamento da iniciativa decorreu no Jardim do Mergulhão, junto ao Skate Parque, onde foi apresentada a pela Scalabisarca, de João Carreira, aluno do Curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
A Scalabisarca foi a primeira peça de arte produzida no âmbito deste projeto, colocada em espaço público, e que vai conferir visibilidade aos produtos artísticos e culturais. Trata-se de uma arca frigorífica cedida pela Resitejo que foi pintada com monumentos da cidade e imagens alusivas ao skate e que vai ficar exposta naquele local.
“Esta é uma ideia incubadora de projetos, o primeiro de muitos que a autarquia Scalabitana está a desenvolver e que tem como objetivo embelezar o espaço público do concelho”, disse a vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Santarém, Inês Barroso, que esteve no local com o seu colega com o pelouro do Espaço Público, Luís Farinha, e do presidente do IPS, Jorge Justino.