O centro de acolhimento municipal de Santarém, criado na quinta-feira, 5 de fevereiro, para acolher pessoas que foram retiradas de emergência das suas casas e que não tinham apoio familiar, foi desmobilizado na tarde deste domingo, 8 de fevereiro, com as 55 pessoas que estavam alojadas temporariamente na nave do pavilhão municipal do Choupal a serem transferidas para outras instalações.
Segundo a vereadora com o pelouro da ação social na Câmara de Santarém, Teresa Ferreira, 27 pessoas foram realojadas nas instalações da Estação Zootécnica Nacional da Fonte Boa, no Vale de Santarém, e 27 no centro de acolhimento temporário de emergência da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, situado em São Domingos.
Teresa Ferreira explicou que as novas instalações garantem melhores condições de conforto, dignidade e privacidade e agradeceu o apoio de todos os que, ao longo de quatro dias, ajudaram nas mais variadas tarefas.
Segundo a autarca, o centro de acolhimento de emergência teve várias entradas e saídas, numa média diária de 52 pessoas por noite, pertencentes a 19 agregados familiares. Entretanto já foi acolhida mais uma família de três pessoas, com uma criança de três anos.
“É impressionante a onde de solidariedade, de preocupação e de colaboração que sentimos”, disse Teresa Ferreira, admitindo que ainda há “muito trabalho e muito acompanhamento social e de saúde para fazer”.
































