A Câmara Municipal de Almeirim e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) celebraram um protocolo que vai permitir à autarquia ter um apoio a 100% para a construção, naquela cidade, do novo quartel da Força Especial de Bombeiros.
Este protocolo, que irá a reunião de câmara esta sexta-feira, dia 20, para ser ratificado, vai permitir à autarquia avançar com a obra sem gastar qualquer verba, uma vez que os custos serão repartidos pela União Europeia e pela ANPC, que ficará responsável pela comparticipação nacional.
“Este projecto representa o início de um complexo na área da Protecção Civil que será muito importante para Almeirim, para a região e para o País”, afirmou hoje o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, na sua página do facebook, onde agradece à ANPC e ao secretário de estado Filipe Lobo D'Àvila”
“Esperamos em janeiro lançar a primeira pedra desta obra”, acrescenta o autarca, que é também presidente dos Bombeiros de Almeirim.
Recorde-se que a autarquia já se havia comprometido a ceder gratuitamente um terreno na zona industrial da cidade, onde será construído o quartel da Força Especial de Bombeiros, cujos operacionais, bombeiros com capacidade para intervir em qualquer situação de protecção e socorro e dispõem de equipas que podem ser helitransportadas, são também conhecidos por “canarinhos” devido à sua farda amarela.
A mudança dos “canarinhos”, que estão atualmente sedeados no Sardoal foi justificada com o facto Almeirim estar numa posição geográfica mais vantajosa e com melhores acessos rodoviários através de várias vias de comunicação