A União de Freguesias de São Vicente do Paul e Vale de Figueira entregou cerca de 200 garrafões, sacos e caixas de cartão com tampinhas de plástico ao Colégio Infante Santo e à Escola Técnica Profissional do Ribatejo, com o objetivo de ajudar uma menina que sofre de uma doença muito rara.
Estas instituições de ensino, com sede em Alto dos Fornos, Tremês, lançaram uma campanha de solidariedade a favor da Isa, uma menina portadora do Febrile Infection-Related Epilepsy Syndrome (FIRES) desde os 10 meses.
Este síndrome caracteriza-se por uma febre inicial, que, nos três dias seguintes, pode provocar nas crianças entre os 3 e os 15 anos um Estado Epilético de Grande Mal, ou seja, crises convulsivas seguidas sem resposta a qualquer tipo de tratamento.
As tampinhas entregues pela União de Freguesias resultam de uma parceria com a Comissão Social de Freguesias e com o Grupo de Dadores de Sangue Pernes.
“Cedemos estas tampinhas numa dupla ação de solidariedade, não só para com a menina, mas também para a criação de valores nos alunos destas escolas, pois são eles que estão a dinamizar todo o processo”, afirma Ricardo Costa, o presidente da União de Freguesias.
“A responsabilidade social é um dos pontos fundamentais destas entidades parceiras, que têm conseguido ajudar muitas pessoas e famílias”, sublinhou ainda o autarca, explicando que a recolha de tampinhas vai continuar, “tanto para a Isa como para a aquisição de material ortopédico”.