Um turista alemão morreu carbonizado durante um incêndio florestal que deflagrou perto da aldeia de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, na madrugada desta quarta-feira, 10 de agosto.
A vítima mortal, de 40 anos, estava sozinho numa autocaravana junto a uma carrinha da Junta de Freguesia da localidade e dois jipes dos sapadores florestais, que também arderam por completo.
As primeiras informações avançadas sobre o incêndio davam conta da morte de um vigilante do parque de sapadores de Dornes, mas o responsável pela Proteção Civil de Ferreira do Zêzere, Pedro Mendes, veio confirmar que se trata de um cidadão de nacionalidade alemã, que estaria em Portugal a passar férias.
Segundo Pedro Mendes, o incêndio terá possivelmente deflagrado no interior da caravana” onde se encontrava o turista, tendo as chamas alastrado à carrinha de nove lugares, propriedade da junta de freguesia, e às duas viaturas dos sapadores.
O incêndio rural começou por volta das3h40 da madrugada, em Vale Serrão, na freguesia de Nossa Senhora do Pranto (Dornes), onde estava estacionada a caravana, tendo sido dado como extinto às 4h15.
O combate às chamas envolveu as corporações de Ferreira do Zêzere, Tomar e Cernache, com 26 operacionais e sete viaturas, tendo também estado no local a GNR e a Polícia Judiciária.