A quarta edição desta competição universitária de lançamento de rockets realiza-se entre os dias 10 e 16 de outubro, dividido entre o Campo Militar de Santa Margarida para os lançamentos, e o paddock, a área onde as equipas concorrentes se reúnem para finalizarem os seus projetos.
Segundo o protocolo de cooperação entre as duas entidades, no que se refere ao EuRoC, o município vai ceder à agência, a cada dois anos, as instalações do pavilhão para a instalação do paddock, local onde também se realizará a cerimónia de atribuição dos prémios.
Assim, a localização do paddock alternará, a cada ano, entre Constância e Ponte de Sor, que já acolhia este local nas edições passadas da competição.
O presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, enfatizou a importância de realizar o evento em territórios como Constância, colocando-os “no mapa europeu da competição de rockets e da promoção de atividades espaciais”.
Para o presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira, o protocolo assinado pelas duas instituições é o primeiro passo de “um grande desafio de projeção do concelho”, perspetivando-se a criação de “oportunidades de negócio ou investimento” no território.
“É muito mais do que um simples lançamento de rockets, é algo que vai projetar o nosso concelho para fora das nossas fronteiras”, frisou.
O EuRoC 2023 tem confirmada a presença de 22 equipas, vindas de 14 países europeus, como Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Reino Unido ou Noruega, e, pela primeira vez na história do evento, há duas equipas portuguesas em competição: os RED, do Instituto Superior Técnico, e a North Space, que junta estudantes do ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), da Universidade de Aveiro e das Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.