Ter, 18 Junho 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Trilho pedonal e ciclável vai ligar Pernes a Vaqueiros

A empreitada “Alviela 7.7”, que contempla trabalhos de reabilitação fluvial, iniciou-se este segunda-feira, 3 de junho, inserida no projeto de reabilitação da rede hidrográfica do rio Alviela no concelho de Santarém.

Serão criados espaços de encontro com a natureza, com a criação de um trilho pedonal e ciclável entre Pernes e Vaqueiros, para que a população possa usufruir de um bem-comum que proporciona bem-estar e conhecimento. No rio Alviela em Pernes haverá um sistema demonstrativos das TEN que são aplicadas no projeto e podem ser replicadas.

A empreitada, com recurso a Técnicas de Engenharia Natural (TEN) e controlo de espécies exóticas invasoras, nas margens ao longo do domínio público hídrico, será realizada por uma extensão de 7km do rio Alviela e 700m do rio Centeio, na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, na freguesia de Pernes e na União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira.

Segundo a Câmara de Santarém, esta “é uma obra ambiental pioneira em 7,7 Km de rio, com o propósito de demonstrar os benefícios das soluções baseadas na natureza para as pessoas, estimulando a reflexão e a integração das comunidades locais e dos atores-chave na concretização das ações de reabilitação e restauro fluvial, conservação dos ecossistemas ribeirinhos, promovendo a perceção do valor dos serviços dos ecossistemas prestados e das oportunidades de desenvolvimento socioeconómico dos territórios contemplados”.

Informação mais detalhada sobre os locais da intervenção pode ser obtida nas respetivas Juntas de Freguesia ou no Município de Santarém, através dos seguintes contactos: Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, telefone: 243 304 450, email: ambiente@cm-santarem.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB