Dom, 3 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Três habitações para sem abrigo de Santarém

Três pessoas em situação de sem abrigo do concelho de Santarém, receberam esta segunda-feira, 17 de outubro, as chaves de habitações onde poderão ficar a habitar.


As habitações foram entregues pelo Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa, com intervenção nos concelhos de Santarém e Cartaxo, em parceria com o Municipio de Santarém e a Segurança Social de Santarém, no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Estas três pessoas que estavam sem abrigo foram realojados através do projeto “Santarém Housing First (SHF)”, que tem como objetivo erradicar, até 31 de dezembro de 2023, as situações crónicas de sem abrigo identificadas em Santarém, através do acesso imediato a uma habitação preferencialmente individualizada, permanente, integrada na comunidade, com acompanhamento da equipa técnica que garante serviços de suporte especializados em contexto domiciliário e de ligação com outros recursos.

Em Santarém estão identificadas 45 pessoas em condição crónica de sem-abrigo, maioritariamente com problemas de saúde mental e/ou consumidores de substâncias psicoativas/álcool, para quem as respostas existentes na rede de suporte social e de saúde não se revelam adequadas, constatando-se fraca adesão ou abandono. Vivem em situação de rutura ou sem suporte familiar, sem autonomia financeira para assegurar solução habitacional, numa situação de vulnerabilidade física e psicológica, que carecem de acompanhamento técnico regular, individualizado e de proximidade.

De acordo com dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mais 700 milhões de pessoas em todo o mundo vivem em pobreza extrema. As crianças são as mais afetadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB