Ter, 18 Junho 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Tratamento de esgotos chega finalmente a Alcanede

A empresa municipal Águas de Santarém inaugurou na manhã deste sábado, 13 de julho, a nova Estação de Tratamento de Aguas Residuais (ETAR) de Alcanede, situada a poucos metros do quartel dos bombeiros daquela freguesia do concelho de Santarém.

A obra, no valor total de 3,8 milhões de euros, foi cofinanciada em 2,7 milhões de euros pela União Europeia. Irá servir uma população de 1.189 habitantes das povoações de Alcanede, Aldeia de Além, Alqueidão do Mato, Bairro dos Mortais e Mosteiros.

Este investimento faz parte de um conjunto de obras de saneamento que rondam os 135 milhões de euros e que, segundo o presidente da autarquia e da Águas de Santarém, Ricardo Gonçalves, irão permitir chegar ao final de 2013 com uma cobertura de 94% na área do saneamento.

O sistema de tratamento da ETAR de Alcanede consiste num processo de lamas ativas por arejamento prolongado, com reduzido impacto ambiental, mas que irá ter uma importância relevante para a economia local e na criação de condições para a fixação de empresas.

O facto foi salientado pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, que considera que esta obra vem permitir que empresas que estão a fazer um grande esforço de internacionalização, nomeadamente na indústria pedreira, de curtumes e da cal, passem a ter os seus resíduos tratados pela ETAR, contribuindo igualmente para a fixação de novas empresas, salientou.

“Pedir certificações ambientais ou licenças industriais passa agora certamente a ser mais fácil”, disse o Governante, acrescentando que a obra “é um exemplo claro de um bom aproveitamento dos fundos da União Europeia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB