João José Paiva Ribeiro, de 43 anos, natural e residente em Torres Novas, é licenciado em Engenharia Agropecuária pelo Instituto Politécnico de Coimbra, com uma pós-graduação em Proteção Civil pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e mestrando em Riscos e Proteção Civil no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, possui “diversas formações gerais e específicas, salientando-se o curso de Fogo Controlado e o de Técnico Responsável de Produtos Fitofarmacêuticos”.
Profissionalmente, João Ribeiro foi coordenador nacional da Federação dos Produtores Florestais de Portugal e, durante mais de 10 anos, técnico responsável de equipas de sapadores florestais no distrito de Coimbra.
A nível local, o novo responsável “elaborou a proposta da 3ª Geração do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Torres Novas para o município, aprovada recentemente e está atualmente a coordenar o Gabinete de Crise Municipal do COVID19”, acrescenta a mesma nota.