A previsão aponta um agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas, com precipitação forte e persistente, vento forte e agitação marítima forte em toda a costa.
O período de maior rigor climatérico deverá ser entre as 18h00 desta quarta-feira, dia 18, e as 00h00 de sexta-feira, dia 20.
A proteção civil também já alertou para a possibilidade de inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; para a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; e para a inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
É chamada ainda a atenção para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; danos em estruturas montadas ou suspensas; possibilidade de queda de ramos ou árvores; possíveis acidentes na orla costeira; e fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.