No valor de 50 mil euros, este projeto “tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade residente no bairro da Encosta da Barata, em Abrantes, despoletando mecanismos de auto-organização para fomentar o aparecimento de uma Associação de Moradores”, explica uma nota de imprensa da Tagus.
Além da Tagus, a “Encosta Viva” será dinamizada pela Escola Básica António Torrado, a sua Associação de Pais e Encarregados de Educação, o Grupo em Formação de Abrantes – AEP Escoteiros de Portugal, a Cres.Ser – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, a União de Freguesias de Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede e o município de Abrantes.
“Promover a coesão social, o aumento de competências e da empregabilidade e o livre acesso à cultura, sensibilizar a comunidade para hábitos de vida saudáveis e combater o isolamento são os objetivos específicos que foram delineados pelos parceiros”, explica ainda a mesma nota da associação, que dividiu o projeto em quatro tipologias, “Pensar a Encosta”, “Encosta Empreendedora”, “Encosta Saudável” e “Encosta com Arte”.