O superintendente Luís Carlos Silva Serafim é o novo comandante do Comando Distrital de Polícia de Santarém, entidade responsável pelo funcionamento e atuação da Polícia de Segurança Pública (PSP) no distrito de Santarém.
A nomeação, no regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, foi feita a 29 de janeiro, pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, com efeitos a 1 de fevereiro. Apesar da nomeação já ter mais de um mês, a tomada de posse ainda não foi anunciada, mas o novo responsável já exerce funções no comando de Santarém.
Luís Carlos Silva Serafim, de 50 anos, é licenciado em Ciências Policiais, pela Escola Superior de Polícia, atual Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. É, também, licenciado em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e pós-graduado em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, com a especialização em Segurança Interna.
É detentor do curso de Direção e Estratégia Policial e de diversos cursos técnicos e de especialidade, destacando-se o curso de Comando e Gestão de Incidentes Tático-Policiais, o curso de Gestão de Projetos Policiais, o curso de Gestão de Grandes Eventos, o curso de Comunicação e Interação com os Média, o curso de Técnicas de Entrevista e Análise para Concurso e o Common Security and Defense Policy Course, ministrado pelo European Security and Defense College, em Bruxelas.
Até ao momento, desempenhou múltiplas funções de comando e direção, quer no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, destacando-se as de comandante das Brigadas Anticrime da Divisão Policial de Cascais e as de comandante da PSP de Sintra, quer no Corpo de Intervenção da Unidade Especial de Polícia, onde foi comandante de grupo e diretor do 33.º Curso de Ordem Pública, bem como na Direção Nacional da PSP, onde foi chefe de divisão e diretor do Departamento de Segurança Privada, em suplência.
Pertence ao grupo de peritos da Comissão Europeia para a área do licenciamento, fiscalização e legislação da atividade de segurança privada, tendo prestado serviço no território do Kosovo, de 2009 a 2010, no âmbito desta especialidade, e participado como orador em diversos fóruns, seminários, conferências e ações de formação. Exerceu funções docentes no ISCPSI e foi membro do Comité para o Transporte Transfronteiriço de Notas e Moedas de Euro, de 2014 a 2019.
Nos últimos cinco anos, desempenhou as funções de Inspetor na Inspeção Nacional da PSP.