A ligação entre Santa Justa e o Couço, no concelho de Coruche, está cortada desde domingo, 4 de março, devido a uma subida inesperada do nível das águas do rio Sorraia.
Segundo um comunicado da Câmara de Coruche, a situação deveu-se “à incapacidade de retenção no açude do Gameiro e no Açude do Furadouro, causada pelas chuvas intensas que se verificaram na semana anterior”.
O comandante dos Bombeiros de Coruche, Luís Fonseca, explicou à Rede Regional que o acesso a Santa Justa está a ser feito por um desvio que passa pela Escusa, e que a corporação tem já duas equipas de socorro pré-posicionadas para qualquer emergência nesta localidade.
A Câmara de Coruche está também a garantir o transporte rodoviário escolar entre as duas povoações, igualmente pelo desvio da Escusa.
Ainda no concelho de Coruche, segundo Luís Fonseca, a subida das águas do Sorraia provocou o corte dos caminhos municipais 1428 e H, que fazem a ligação interior entre a Estrada Nacional 114-3 e Estrada Nacional 119.
Em termos de ocorrências provocadas pelo mau tempo, os bombeiros têm respondido sobretudo a chamadas para cortes de árvores, não se tendo registado, até ao momento, ocorrências de maior gravidade, acrescentou Luís Fonseca.
O comunicado da autarquia informa ainda que “serão realizadas monitorizações e acompanhamentos do nível das águas do rio Sorraia no sentido de se tomarem as medidas necessárias para a reposição da ligação inicial logo que as condições climatéricas o permitam”.