A Águas de Santarém colocou em funcionamento o novo sistema de saneamento da freguesia da Abrã na quinta-feira, 14 de janeiro, depois de efetuados os ensaios na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e na estação elevatória.
Com um investimento total superior a 25 milhões de euros, “este equipamento constitui um dos subsistemas da empreitada de expansão da rede de saneamento de águas residuais no concelho de Santarém”, explica uma nota de imprensa da empresa, que colocou equipas na freguesia para o aconselhamento dos munícipes relativamente à execução das ligações à rede.
A rede permite a ligação de cerca de 300 habitantes da zona de Abrã, cabendo aos residentes “que providenciem a adaptação das redes prediais privadas e a respetiva ligação à rede pública”, explica a mesma nota da Águas de Santarém.
O arranque oficial do novo sistema teve início às 9h30 na estação elevatória, onde marcaram presença Teresa Ferreira, administradora executiva da Águas de Santarém, e Rui Ferreira, o presidente da Junta de Freguesia da Abrã, que salientaram a importância da ativação desta infraestrutura para as populações locais e para a proteção do meio ambiente.
No mesmo dia, a empresa assinalou também o arranque da estação elevatória de Tremês.