Dom, 8 Setembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Sismo de 5.3 abalou Portugal esta madrugada e foi sentido na região

Um sismo de magnitude de 5.3 na escala de Richter foi sentido na madrugada desta segunda-feira, 26 de agosto, em grande parte de Portugal Continental, com especial incidência nos distritos de setúbal, Lisboa e Santarém.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo aconteceu às 05h11, a 21 km de profundidade, com epicentro a 60 km a Oeste de Sines. “Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa”, afirmou o IPMA.

A Proteção Civil recebeu um elevado número de chamadas telefónicas, da zona do Alentejo até Coimbra. “Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. Pessoas que estavam em prédios altos. A esta hora [06:00] ainda não conseguimos contabilizar o número de chamadas recebidas”, disse à Lusa o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O Governo emitiu também um comunicado sobre o abalo e confirma que “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento”, apelando à população “para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.

A informação sobre este sismo vai atualizada ao longo da manhã, designadamente pelo IPMA e pela Proteção Civil, que fala em conferência de imprensa para ponto de situação às 08h00.

A Presidência da República também vai reunir esta manhã com Paulo Rangel, primeiro-ministro em exercício até 27 de agosto, durante as férias de Luís Montenegro.

Nas redes sociais são inúmeros os relatos de quem diz ter sentido o abalo.

EM ATUALIZAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB