O Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE) do Comando Territorial de Santarém da GNR deteve no dia 19 de junho, um homem, de 61 anos, por violência doméstica, no concelho de Almeirim.
A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação por violência doméstica, tendo os militares da guarda realizarado diligências policiais que permitiram apurar que o suspeito exercia violência psicológica e física contra a vítima, sua companheira, de 54 anos.
No decorrer da operação, foi dado cumprimento a uma busca domiciliária que culminou na detenção do indivíduo e na apreensão de uma carabina; uma espingarda caçadeira; uma pistola; 189 cartuchos e 25 munições.
O detido foi presente no Tribunal Judicial de Santarém, tendo sido decretadas a proibição de contactar a vítima, por qualquer meio ou através de interpostas pessoas; o afastamento da residência comum, controlado por pulseira eletrónica; e a obrigação de sujeição a tratamento de dependência de bebidas alcoólicas, sob supervisão da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
A operação contou com o reforço do Posto Territorial de Almeirim.
A GNR recorda que a violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.