Cinco adultos e duas crianças foram transportados ao hospital de Santarém com intoxicações por monóxido de carbono em duas situações distintas ocorridas em Vila Chã de Ourique, concelho do Cartaxo, durante a madrugada desta segunda-feira, 23 de dezembro.
Em ambas os casos, as intoxicações foram provocadas por braseiras a arder no interior das respetivas residências.
O primeiro caso afetou uma família de quatro elementos, dois adultos e duas crianças, que deram o alerta para o 112 após começarem a sentir tonturas e má disposição.
Fonte dos bombeiros municipais do Cartaxo disse à Rede Regional que os sinistrados estavam ainda conscientes quando os meios de socorro chegaram ao local, mas já apresentavam alguns problemas respiratórios e sinais de desmaio.
A segunda situação ocorreu por volta das quatro horas da madrugada e afetou três adultos residentes na Madeira, mas que estão a passar a quadra natalícia em Vila Chã de Ourique.
Neste caso, as vítimas já estavam no exterior da casa que arrendaram para as férias à chegada dos bombeiros, e foram transportados ao hospital para a realização de análises à corrente sanguínea.
Todas as vítimas tiveram alta hospitalar durante a manhã.
Em ambas as situações, o socorro foi prestado pelos bombeiros municipais do Cartaxo, com um total de oito viaturas e 19 elementos.