“As novas guidelines da ressuscitação do European Resuscitation Council (ERC) 2015” são o tema geral de um workshop que os Bombeiros Municipais do Cartaxo vão realizar no próximo dia 23 de janeiro, no centro cultural da cidade, uma iniciativa que marca também o arranque das comemorações do 80º aniversário da corporação.
A atualidade do tema é a grande mais-valia deste seminário técnico, considera o comandante David Lobato, lembrando “os procedimentos específicos definidos nas recomendações sobre reanimação, quando devidamente aplicados, aumentam de forma significativa a probabilidade de sobrevivência em caso de paragem cardiorrespiratória”.
O workshop conta já com cerca de 200 inscrições, entre profissionais ligados aos cuidados de saúde, como médicos, enfermeiros ou socorristas, bombeiros de diversas corporações do país e técnicos que prestam cuidados a idosos em instituições de apoio social, entre outros.
O início do seminário está marcado para as 9h30, com Jorge Fernandes, coordenador da Área de Emergência Pré-hospitalar da Escola Nacional de Bombeiros, a abrir as apresentações com o tema “Suporte Básico de Vida… que novidades?”.
“O que há de novo no algoritmo do Suporte Avançado de Vida (SAV) na paragem Cardiorrespiratória” vai ser o tema abordado por Lara Madeira, médica no Hospital de Santarém e na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) deste hospital.
Os temas serão discutidos num espaço de debate moderado por David Lobato, que, além de comandante nos municipais do Cartaxo, é formador de Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) na Escola Nacional de Bombeiros.