Nas últimas 72 horas, a PSP realizou várias operações de prevenção da criminalidade em geral e da sinistralidade rodoviária em particular que permitiram deter 6 indivíduos e fiscalizar e controlar por radar 3.182 viaturas, só na área do Comando Distrital de Polícia de Santarém.
Ao todo, a polícia efetuou 227 testes de verificação de alcoolemia no sangue e detetou 6 contraordenações por falta de utilização ou inexistência de dispositivo de retenção, 5 por falta de inspeção, 2 por condução com excesso de alcoolemia, 4 por falta de seguro, 2 por uso indevido de telemóvel, 42 por excesso de velocidade, para além de 36 outras infrações diversas.
Entre os detidos, destaque para um homem, apanhado a conduzir em Abrantes com taxa de 1,389 gramas de álcool por litro no sangue.
Em Torres Novas, foi detido 1 homem, maior de idade, em virtude de ter sido fiscalizado durante o exercício da condução e ao efetuar o teste de alcoolemia acusar taxa superior 1,20 gramas por litro no sangue. Foi igualmente detida 1 mulher, maior de idade, que tinha contra si mandado de detenção e condução pelo tribunal de Torres Novas para cumprimento de medidas processuais naquele tribunal.
No Cartaxo, a PSP deteve 1 homem, de 41 anos de idade, que tinha mandado de detenção e condução para cumprir pena de prisão efetiva ou em alternativa, pagamento de multa. O homem pagou a multa e seguiu o seu destino.
Em Tomar, um jovem, de 18 anos, que tinha contra si mandado de detenção e condução para comparência no tribunal de Santarém, foi detido e entregue para interrogatório e aplicação de medidas de coação relacionadas com suspeita de crimes de tráfico de estupefacientes, entre outros, tendo ficado a aguardar julgamento em prisão preventiva.
Em Santarém, um homem, de 23 anos, foi detido após ser apanhado a conduzir sem ser titular de habilitação legal para o efeito.
A PSP fiscalizou ainda dois estabelecimentos, tendo sido detetadas duas infrações, uma por descarga de óleos no solo ou na água e outra por falta de recipientes seletivos para deposição dos resíduos resultantes da atividade do estabelecimento.
Foi igualmente efetuada uma operação direcionada para os canídeos em situação irregular, tendo sido detetadas 5 infrações, designadamente 2 por condução de canídeo sem trela, 1 por falta de registo de animal de companhia, 1 por falta de vacina de animal de companhia e 1 por falta de acompanhamento de animal na via pública.