A Segurança Social de Santarém encerrou uma casa de acolhimento que funcionava ilegalmente como lar de idosos no lugar de Mata do Rei, freguesia de Alcanede, na manhã desta terça-feira, 9 de agosto.
No local, os elementos do departamento de fiscalização do Instituto da Segurança Social encontraram oito idosos, numa casa que não tinha licenciamento para o exercício de lar de idosos.
A residência apresentava ainda “deficiências graves nas condições da instalação, segurança, funcionamento, higiene e conforto, tendo-se verificado situações de risco que colocavam em causa os direitos dos idosos”, acrescenta a Segurança Social, que desenvolveu esta operação em colaboração com a GNR e a Proteção Civil.
Uma vez que o lar foi encerrado, alguns idosos foram recolhidos pelas suas famílias, ao passo que outros foram colocados noutras respostas sociais.
Segundo a Rede Regional conseguiu apurar, a proprietária deste espaço em Mata do Rei explora um estabelecimento semelhante na aldeia do Xartinho, também na freguesia de Alcanede.