A Feira de Pernes, uma tradição muito acarinhada com cerca de 360 anos nesta freguesia do concelho de Santarém, está de regresso no próximo dia 8 de dezembro, no Largo do Rossio, num evento que pretende celebrar o passado e o futuro da vila.
A criação de uma feira de três dias em Pernes remonta ao ano de 1663, quando a rainha regente D. Luisa de Gusmão ordenou que se fizessem festas e arraiais por todo o reino, em feiras francas a 8 de dezembro, dia da padroeira de Portugal, para perpetuar a memória da vitória na batalha de Ameixial, junto a Estremoz, contra a tropas espanholas, após a restauração da Independência.
No dia 8, a partir das 14h30, a feira será animada com música popular tocada pelo grupo “Tons da Serra”, e há insufláveis e carrinhos de choque entre os dias 7 e 10 de dezembro.
A tasquinha que junta a Música Nova e o Atlético de Pernes será responsável pelo serviço de almoços e jantares, e a Música Velha organiza um baile popular no dia 7, às 22 horas, e uma noite de música ao vivo no dia seguinte, também às 22 horas.