Qui, 12 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Secretário de Estado inaugura Praça dos Claras

torresnovasgaragemclaras

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, é o convidado de honra da inauguração da Praça dos Claras, em Torres Novas, no próximo dia 25 de abril, às 15 horas, naquele que será um dos momentos altos das comemorações da Revolução dos Cravos no concelho.

A cerimónia, que vai contar com a presença, será marcada também pela apresentação do livro “Rodoviária do Tejo – na história e na modernidade da viagem coletiva”, escrito por Deolinda Folgado e Jorge Custódio.

A Praça dos Claras “situa-se na antiga garagem da empresa Claras, cujas origens remontam a 1854, quando João Rodrigues da Clara iniciou um serviço de trens de aluguer para passageiros entre Torres Novas e a Ponte da Asseca, em ligação ao canal da Azambuja”, segundo uma nota de imprensa da autarquia.

Em 1866, ano oficial da fundação da empresa, iniciam-se as carreiras de trens entre Torres Novas e as estações ferroviárias de Torres Novas e Entroncamento.

Em 1912, a firma tomava o nome de Izidro Rodrigues Clara, filho do fundador, e introduzia os veículos automóveis, mantendo todavia os antigos trens.

A empresa João Clara & C.ª Irmãos, designação de 1920, evolui rapidamente e em 1958 vê nascer no seu seio a Claras Turismo, uma aposta estratégica reforçada com a compra, em 1961, da empresa Capristanos, a que se seguiram outras aquisições.

Em 1974, já com a designação de Claras Transportes SARL, a empresa torrejana era a maior do país em número de carreiras e de rede concessionada, percorrida por meio milhar de veículos.

Em 1975 seria integrada na Rodoviária Nacional, para se transformar, em 1991, em Rodoviária do Tejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB