Segundo uma nota de imprensa da Câmara da Chamusca, este centro está integrado na “Rede de Centros de BTT” a nível nacional, e resultou de duas candidaturas ao Programa Valorizar, do Turismo de Portugal, na Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
Uma das candidaturas, apresentada Câmara, “permitiu financiar a adaptação do edifício da antiga escola primária do Arripiado para funcionar como Bike Station”, num investimento de cerca de 24 mil euros, com financiamento a 90%.
A outra candidatura, para a dinamização dos percursos de cycling e de walking no Alentejo e Ribatejo, foi apresentada em conjunto pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e pelos municípios, num investimento global a rondar os 691 mil euros.
A par dos valores cofinanciados em ambas as candidaturas, segundo a mesma nota, “o município investiu diretamente em obra uma verba de 35 mil euros, no fornecimento e montagem de rampa e revestimento de muros, adaptação de espaço para receber as bikestations, para a conservação e requalificação de pintura do edifício do BTT, do edifício de apoio e muros do Arripiado”.