Uma mulher natural de Santarém foi condenada a 13 anos de prisão efetiva na Suíça, por ter tentado assassinar o marido em Abril de 2014, para poder fugir com um amante brasileiro.
Segundo a notícia publicada pelo Correio da Manhã, Telma Garcia, que trabalhava no país helvético como assistente médica, forçou a vítima, de nacionalidade belga, a beber uma mistura de veneno para ratos e pesticida, sob ameaça de uma arma de fogo,.
A arma usada para cometer o crime foi roubada pela arguida ao pai, durante uma visita que fez a Santarém já na companhia do amante brasileiro.
A dupla, de acordo com o CM, ainda cortou um pulso ao marido de Telma para simular o suicídio, mas o homem acabou por recuperar os sentidos e sair para o exterior da casa, em Rossens, no Cantão de Friburgo, onde foi encontrado por um vizinho.
A assistente médica acabou por fugir para o Brasil, onde foi capturada na zona do Rio de Janeiro, em 2014, já depois de figurar na lista dos criminosos procurados pela Interpol.
As autoridades brasileiras aceitaram o pedido de extradição da justiça da Suíça, que agora a condenou a 13 anos de prisão.
Ainda segundo o CM, Telma Sofia Couto Garcia, de 31 anos, não mostrou arrependimento em tribunal, onde o juiz helvético sublinhou que a mulher agiu movida por “ódio” e de forma “traiçoeira”.