Sex, 28 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Santarém tem 4 novas ruas

helena-stoffel

A União de Freguesias da cidade e a Câmara de Santarém aproveitaram o feriado municipal, que se assinalou esta terça-feira, 19 de março, para atribuir o nome a 4 ruas da cidade, em homenagem a três pessoas e uma instituição.

A primeira rua a ser batizada foi a Rua José Abílio Alves Martins, nas Fontaínhas, uma homenagem a um cidadão dedicado à causa pública, que se destacou pelo seu importante papel no enriquecimento da democracia e do poder local em Santarém”.

Do seu percurso político destaca-se o exercício de dois mandatos como presidente da Junta de Freguesia de São Nicolau Santarém, nos mandatos de 1980 a 1982 e de 1986 a 1989. Foi ainda presidente da Assembleia de Freguesia de São Nicolau, Santarém, no mandato de 1983 a 1985.

Exerceu cargos de direção na União Desportiva de Santarém, Santa Casa da Misericórdia, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santarém, Casa do Benfica de Santarém, entre outras.

O político e fundador do CDS-PP, Adelino Amaro da Costa, falecido tragicamente, em Camarate, num misterioso acidente de aviação, considerado por muitos um atentado, a 4 de dezembro de 1980, juntamente o então Primeiro-Ministro Francisco Sá Carneiro, dá agora o nome à rua que vai do Moinho de Fau até à Rua O, contornando o Santarém Hotel.

A terceira homenageada, esta ainda em vida, foi Helena Stoffel, professora e autarca, membro da Assembleia Municipal de Santarém de 1976 a 1979. Em 1980 assumiu o cargo de vereadora para a área da Educação, cargo que ocupou durante seis anos. Militante do PSD, exerceu cargos de relevo no Circulo Cultural de Santarém, na Banda dos Bombeiros de Santarém, Santa Casa da Misericórdia de Santarém e Casa do Professor de Santarém.

A Rua Drª. Helena Stoffel (Autarca) fica junto à Rua de Olivença.

A cerimónia de atribuição de nomes de rua terminou junto à Escola Secundária Sá da Bandeira, que comemorou, no dia 11 de outubro de 2018, 175 anos de inauguração do antigo Liceu Nacional de Santarém, e que presentemente tem a designação de Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira.

A decisão de atribuição do nome de “Rua Liceu Nacional de Santarém”, que vai da rotunda junto à Igreja de Santa Clara até à Escola Sá da Bandeira, tem como objetivo perpetuar o nome desta instituição na toponímia de Santarém, tendo em conta o papel que este estabelecimento de ensino tem tido ao longo da sua existência, como marco na formação de várias gerações que se destacaram e destacam, em diversas áreas do saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png