Dom, 3 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Santarém presta homenagem aos Combatentes

O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes assinalou na manhã desta quinta-feira, 9 de novembro, o 105º aniversário do Armistício da Grande Guerra e o 49º Aniversário do Final da Guerra do Ultramar.


A iniciativa realizou-se junto ao Memorial aos Combatentes, no jardim da Casa de Portugal e de Camões, antigo Presídio Militar, que também contou com a participação do presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes, Carlos Sá Pombo, do presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Diamantino Duarte, juntamente com outros antigos combatentes e com o presidente da Câmara de Santarém.

Ricardo Gonçalves referiu “a importância da construção deste memorial que prova que Santarém respeita e tem um reconhecido tributo pelos seus homens que saíram para a Guerra Colonial, onde muitos deram à pátria o bem mais precioso que tinham – a sua própria vida”. Ricardo Gonçalves relembrou ainda que “estamos a entrar nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril para as quais estamos a preparar um grande programa e tenho a certeza que o Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes também se vai associar a estas comemorações”. O Presidente da Câmara de Santarém sublinhou igualmente “a importância de recordarmos estes dias para que a memória não se apague”.

Já o presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes, lembrou que “em 2023 se comemoram os 49 anos de mais um Armistício. Aquele que resultou do 25 de Abril. O Armistício da Guerra do Ultramar. Este que trouxe paz às Forças Armadas e também a Democracia. (…) Orgulhemo-nos e Honremos assim todos os nossos Combatentes, por terem cumprido a sua ou as suas missões Militares”, disse.

O Memorial em honra dos Combatentes do concelho de Santarém, da autoria do escultor Salter Cid, foi inaugurado no dia 10 de junho, em 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB