A Câmara Municipal de Santarém está a estender a rede de espaços cidadão a várias freguesias do concelho. Póvoa da Isenta, Moçarria, Amiais de Baixo e Gançaria viram os seus espaços inaugurados nos últimos dias, e a 4 de janeiro será a vez da sede da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, no lugar da Comenda, ficar também com estes serviços disponíveis.
O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. Proporciona acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.
Neste balcão pode, por exemplo, tratar da renovação da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma Caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.
Na quinta-feira, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Juventude e da Modernização Administrativa, Margarida Balseiro Lopes, foi inaugurado o Espaço Cidadão da Póvoa da Isenta, seguindo-se, na sexta-feira, as inaugurações em Moçarria, Amiais de Baixo e Gançaria.
O presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, destacou a “importância dos Espaços Cidadão, que permitem que as pessoas tenham acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público”.
Para o autarca, nesta era em que vivemos de transição digital e modernização, é determinante a inclusão digital dos idosos e a utilização segura dos serviços públicos digitais, para os quais estes Espaços Cidadão estão aptos a dar resposta e a auxiliar os munícipes.