As Câmaras de Santarém e Rio Maior estão a desenvolver contactos para a construção de uma ecopista no antigo ramal ferroviário que liga o Vale de Santarém a Rio Maior.
O assunto foi abordado esta quinta-feira, 25 de janeiro, no Seminário Interno da Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo (CIMLT), que está a decorrer até amanhã na Nazaré, com a participação de autarcas dos 11 municípios da região.
Na sua página do Facebok, onde partilha uma foto com Isaura Morais, presidente da Câmara de Rio Maior, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardos Gonçalves, mostra mesmo algumas imagens do espaço atual e do que se pretende construir em algumas das zonas.


Recuperação da via chegou a estar prevista
O Ramal de Rio Maior é um antigo ramal ferroviário que ligava as Minas do Espadanal (Rio Maior) ao Vale de Santarém (Linha do Norte). Inaugurado em Abril de 1945, a linha-férrea funcionou até encerramento da Fábrica de Briquetes das Minas do Espadanal, em 1965.
Já este século, a recuperação da linha chegou a estar incluída no Plano de Acção para o Oeste e Lezíria do Tejo, com alcance até 2014, com uma nova linha ferroviária ligando Caldas da Rainha (Linha do Oeste), Rio Maior (futura ligação Lisboa-Porto em alta velocidade), e Santarém (Linha do Norte), orçamentada em 37 milhões de euros.
O projecto foi suspenso em 2010, no âmbito da redução orçamental prevista pelo Plano de Estabilidade e Crescimento do governo, e devido ao facto de um estudo da Rede Ferroviária Nacional ter determinado que este troço não teria viabilidade económica.
































Uma resposta
Finalmente uma obra de interesse, mas se fôr para ficar no papel já há aí muitas.