Entre os participantes, além do clube organizador, irão estar presentes os principais clubes de formação da região e do país, incluindo Benfica, Sporting e Porto.
O presidente da Associação Académica de Santarém, Carlos Esteves, começou por agradecer a todos os patrocinadores e à vasta equipa que organiza o torneio, composta por cerca de uma centena de pessoas, entre dirigentes, atletas, ex-dirigentes, pais e simpatizantes do clube, que este ano vai receber 62 equipas, que irão jogar em 8 campos instalados na Escola Agrária, na Ribeira de Santarém e no novo campo da antiga EPC.
A presidente do Conselho de Administração da Borrego Leonor & Irmão, Paula Borrego, principal patrocinador do evento, foi um dos vários intervenientes a participar nesta cerimónia de apresentação, destacando a importância do Santarém Cup para os mais novos, e garantindo que irá continuar a apoiar a realização deste evento, numa parceria iniciada em 2022.
A cerimónia contou ainda com a presença do administrador do W Shopping, Rui Rosa, do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e da União de Freguesias de Santarém, Diamantino Duarte, do presidente da Associação de Futebol de Santarém, Francisco Jerónimo, e do presidente da Águas de Santarém, Ramiro Matos.
O ex-futebolista e atual comentador televisivo Cândido Costa é o padrinho da edição deste ano, acompanhado pelos futebolistas Jaime Simões e Marta Melão, dois produtos da formação da Académica de Santarém, atualmente ao serviço do Sporting da Covilhã e do Sporting Clube de Portugal, respetivamente. Nenhum deles esteve presente nesta apresentação, mas todos deixaram uma mensagem vídeo e prometeram passar em Santarém durante o torneio.
Como jogador, Cândido Costa passou por vários clubes nacionais e estrangeiros, entre eles Benfica (formação) e FC Porto, sendo atualmente um dos maiores protagonistas do Canal 11, canal da Federação Portuguesa de futebol.
Conhecido pela sua simpatia e “boa onda”, Cândido Costa sucede a Paulo Futre, padrinho em 2022, Rui Costa, atual presidente do Benfica, padrinho em 2019, ou Nuno Gomes, padrinho em 2018, entre muitos outros.