No primeiro dia, a distribuição foi feita por vários membros dos executivos da Câmara de Santarém e da União de Freguesias da cidade, que entregaram os equipamentos aos residentes e explicaram os objetivos da campanha.
Promovido pela RSTJ, o projeto visa “tornar o processo da separação seletiva de resíduos mais fácil e cómodo, com vista a aumentar os quantitativos de resíduos encaminhados para reciclagem, dando um contributo para alcançar as metas comunitárias estabelecidas pela União Europeia”, explica uma nota de imprensa da autarquia.
Nesta fase inicial, estima-se atingir 4.000 famílias, que aquando da adesão, recebem um mini ecoponto doméstico, composto por três contentores de 45 litros, para a separação de embalagens (papel/cartão, plástico/metal e vidro).
Enquanto projeto-piloto, a implementação vai ocorrer em zonas consideradas com maior potencial para receber este modelo de gestão de resíduos urbanos e, a médio prazo, estima-se que este projeto seja alargado às freguesias rurais do concelho de Santarém.
Num primeiro momento, os técnicos da RSTJ, devidamente identificados, vão contactar diretamente com os munícipes moradores nas primeiras zonas da cidade de Santarém abrangidas pelo projeto, nomeadamente, Jardim de Baixo, Jardim de Cima, Outeirinho, S. Bento, Bairro dos Combatentes e Choupal, Sacapeito e Portela.