Sáb, 2 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Santarém apresenta plano de combate a espécies invasoras

A Câmara de Santarém apresentou publicamente o “INVAcrustacea”, o projeto municipal de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias, neste caso o lagostim vermelho da Louisiana e caranguejo peludo chinês.


O projeto, concebido pela Divisão do Ambiente e Sustentabilidade do município e por João Gago, professor na Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), tem como objetivo alertar a população para a problemática destas duas espécies exóticas e invasoras, com populações existentes no rio Alviela, com efeitos nocivos na fauna e flora nativas dos rios e ribeiras.
“O município tem tentado abranger o maior número possível de freguesias para estas questões da proteção ambiental, quer seja em situações específicas de erradicação de espécies invasoras, no rio Alviela e na área de intervenção de São Vicente do Paúl, como também noutras áreas”, explicou Nuno Russo, o vereador com o pelouro do ambiente.
O presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, enalteceu a organização de iniciativas como esta, “que demonstram que o município continua a sua aposta na despoluição dos rios, bem como no combate a espécies invasoras.”
O autarca realçou também a importância de “contarmos com os presidentes das juntas de freguesia destas zonas ribeirinhas, com as suas populações e com inúmeros parceiros, fundamentais para a concretização, proteção e conservação da natureza”.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, o município candidatou o “INVACrustacea” ao Fundo Ambiental, e “obteve 21.485,62 euros de financiamento, no total de um investimento global de 25.277,20 euros”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB