Oito pessoas ficaram feridas, duas delas com gravidade, na sequência de várias agressões com recurso a arma branca, ocorridas ao início da tarde desta terça-feira, 21 de outubro na Associação Picapau, uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede em Atalaia, na freguesia da Póvoa da Isenta, concelho de Santarém, que tem como missão de combater a Toxicodependência, a pobreza e a exclusão social.
Segundo fonte da proteção civil, o alerta foi dado às 14h50, tendo sido enviados para o local cerca de duas dezenas de operacionais dos bombeiros Sapadores e Voluntários de Santarém, Municipais do Cartaxo e Voluntários de Almeirim, apoiados por cerca de uma dezena de viaturas, entre elas várias ambulâncias.
A mesma fonte relatou à Rede Regional que o agressor será um homem de nacionalidade guineense, de 25 anos, utente da instituição, mas que estaria em processo de expulsão. Munido de uma faca, o homem agrediu várias pessoas, tendo ferido duas delas com gravidade. Um desses feridos foi transportado ao Hospital de Vila Franca de Xira, com acompanhamento da VMER, enquanto o outro foi conduzido ao Hospital de Santarém. O helicóptero do INEM foi acionado e chegou a estacionar junto ao local, mas acabou por não ser utilizado no transporte dos feridos.
Outras quatro pessoas ficaram feridas sem gravidade, sendo uma delas agredida a pontapé pelo agressor, que seria detido a alguns metros do local pela GNR, que deslocou elementos de várias valências para o local.
Um dos feridos leves foi transportado para Vila Franca de Xira, os outros foram assistidos no local e transportados ao Hospital de Santarém.
O presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, também esteve no teatro de operações da tragédia, tendo deixado uma palavra de solidariedade aos técnicos e dirigentes desta associação e desejos de rápidas melhoras às vítimas.
“Às forças de proteção civil deixo uma palavra de apreço pela pronta resposta. Obrigado. A justiça deve cumprir o seu papel a bem das vítimas e do drama vivido. O agressor, utente da instituição, feriu vários utentes com uma arma branca. Doa a quem doer, que a justiça funcione”, resumiu o autarca.
MAIS DE 3 DÉCADAS A APOIAR TOXICODEPENDENTES
Criada em 1993 e sendo parte integrante da rede de saúde e social de Santarém, a Associação Picapau é reconhecida pelo seu trabalho ligado ao combate à toxicodependência nas suas diversas vertentes: prevenção, redução de danos, tratamento e reinserção.
Ao longo dos anos, a associação foi abrangendo outras áreas de intervenção social, entre eles a intervenção direta que, atuando em dois concelhos – Santarém e Almeirim – tem já há alguns anos um projeto com a missão importante de junto dos sem-abrigo, emigrantes ilegais e carenciados em geral, levando diariamente até eles refeições e vestuário bem como outro tipo de apoios e encaminhamentos.






























