Cerca de um milhar de habitantes de Mouriscas, no concelho de Abrantes, vai poder selar as suas fossas e ter acesso ao saneamento básico, beneficiando de um preço especial até ao final deste mês.
A notícia é avançada pela agência Lusa, que cita o vereador responsável pelas obras públicas municipais. Manuel Jorge Valamatos (PS) ganante que "Mouriscas vai finalmente poder fechar as suas fossas, um problema que demorou muito a ser resolvido pela dispersão das habitações, e quem aderir até ao final do mês só paga 250 euros, um período de campanha que torna a ligação, que é obrigatória, muito mais barata para as pessoas".
Apesar da redução do preço e de admitir que a adesão ao serviço e consequente fecho das fossas vai implicar uma "melhoria global da qualidade vida" na localidade, a presidente da junta de freguesia de Mouriscas, Teresa Dinis (CDU), diz que existem pessoas a criticar o montante a pagar, "umas porque não podem, outras porque não querem".
A maior parte dos populares que está nesta situação queixa-se de que o aviso chegou em meados de dezembro, e que a medida não tem em conta os rendimentos de cada uma das pessoas que necessita de fazer a ligação à rede de coletores. Manuel Jorge Valamatos diz no entanto que os serviços estão atentos à situação da população e das suas dificuldades, tendo assegurado estar "recetivo" a "alargar o prazo de pagamento e criar as melhores condições para que a população possa aderir" à rede municipal de saneamento e aos ramais de ligação.