Depois de um ano de 2017 bastante complicado em termos de incêndios florestais, o concelho de Salvaterra de Magos registou uma diminuição de 88% de área ardida em relação à média dos últimos 10 anos, sendo que o número de ignições também apresenta uma redução de 51%.
Os números foram dados a conhecer durante a reunião de preparação das ações de prevenção no âmbito da “Operação Floresta Segura 2019”, e que juntou a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o Destacamento Territorial de Santarém da GNR.
Para estes resultados, “foi sublinhada a importância de se manterem no terreno (Local Estratégico de Estacionamento da Glória do Ribatejo), cooperando com a GNR e os bombeiros, as equipas municipais de vigilância e de primeira intervenção”, explica uma nota de imprensa da autarquia, sublinhando que se têm “revelado determinantes na prevenção e na contenção dos índices de gravidade dos fogos florestais nos últimos dois anos”.
Nesta missão, estas equipas municipais têm tido a colaboração do Clube de Caçadores da Glória do Ribatejo, da Casa Cadaval e dos Sapadores Florestais.
Além da avaliação estatística e operacional da época de incêndios 2018, esteve também em cima da mesa as iniciativas de sensibilização e fiscalização sobre a limpeza de terrenos, que serão levadas a cabo pela GNR, inseridas na primeira fase da “Operação 2019”, que irá decorrer no distrito de Santarém de 18 de fevereiro a 15 de março.
Está ainda prevista a circulação pelas freguesias do concelho de um posto móvel da GNR, que “procurará dar visibilidade à necessidade de se realizarem as ações de limpeza, informando ainda sobre as práticas a seguir e os locais prioritários”, explica a mesma nota.