A circulação rodoviária na envolvente do Hospital da CUF, em Santarém, vai sofrer alterações a partir de domingo, 20 de maio, ao início da manhã.
A circulação passa a ser realizada em sentido único (descendente) na rua Zeferino Silva, que passa em frente ao hospital e, para compensar o corte no sentido ascendente, a autarquia decidiu que o trânsito na rua de Moçambique, praticamente paralela à Zeferino Silva, mas que passa nas traseiras da unidade de saúde, passará também a funcionar em sentido único, mas neste caso, ascendente (ver infografia).
Desta forma a autarquia acredita que a circulação se irá realizar em condições de segurança, uma vez que não existirá cruzamento entre veículos, permitindo também manter-se o estacionamento ao longo do arruamento, na zona frente ao hospital, outro problema que tem complicado a circulação na zona e que assim fica minimizado.
Recorde-se que os problemas naquela zona iniciaram-se pouco depois da abertura do então Hospital Privado de Santarém, mas a situação agravou-se há cerca de ano e meio quando a direção do Hospital CUF alterou significativamente o modelo de parqueamento no interior do lote, passando a cobrar taxas pela sua utilização, uma medida que agravou as condições de insegurança e de mau estacionamento nas vias públicas envolventes, uma vez que muitos utentes se recusam a pagar parque, estacionando nos passeios ou na faixa de rodagem.
A autarquia decidiu implementar a alteração no domingo, por forma a minimizar eventuais transtornos na circulação rodoviária.