O grelhador colocado pela União de Freguesias de São Vicente de Paul e Vale de Figueira (UFSVPVF), junto à antiga aldeia avieira da Barreira da Bica, situada na foz do rio Alviela, em Vale de Figueira, no concelho de Santarém, foi roubada durante o fim de semana.
Segundo o presidente da UFSVPVF, Ricardo Costa, o equipamento (na foto, tirada há algum tempo por Rui Alexandre) está no local há cerca de um ano e o alerta foi dado no sábado de manhã por um pescador, presumindo-se que o roubo tenha ocorrido na noite anterior.
“É lamentável que isto aconteça. Era um bem ao serviço da população e a junta nem o chegou a estrear”, refere o autarca, adiantando que a estreia “oficial” iria ser feita este sábado, dia 9, num lanche partilhado que vai assinalar a passagem do VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo pela frente ribeirinha da freguesia. “Agora temos de levar uns bidões que temos”, afirma Ricardo Costa.
O presidente da união de freguesias lamenta que estes casos se sucedam e que o sentimento de impunidade continue. A autarquia nem vai fazer queixa porque não acredita que seja possível descobrir o autor ou autores do roubo. “Estamos a atingir um ponto muito complicado. Há falta de justiça que atue sobre esta gente”, refere.
Ricardo Costa admite que a autarquia volte a construir um grelhador no local mas, a acontecer, terá de ser um equipamento com mais resistência, uma vez que a Barreira da Bica fica numa zona isolada e há o risco de novo roubo. Desta vez, refere, “só deixaram um bloco”.
“Temos de ver. Aquele é um espaço muito agradável e frequentado por muita gente. Mas se colocarmos lá alguma coisa tem de ser de outra maneira”, garante.
2 Responses
Está la a um ano, e sem ser estreado, e porque não faz falta. e o que acontece aqui no Zambujal Ourem, quem quiser grelhar tem que ir a cas de um habitante da terra, buscar as grelhas, quem vem fora da terra , sabe la quem tem o grelhador,… Quando querem mostrar trabalho, mesmo que não tenha utilidade, e assim, paga Ze Povinho.
Não leu bem. A junta é que não estreou. A população já estreou. Eu já usei e estava impecável. Agora é melhor acender o lume no chão.