Ter, 16 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Romaria de São Martinho junta 300 devotos a cavalo


A Expoégua, que decorre na vila da Golegã até domingo, viveu na sexta-feira um dos momentos mais marcantes e simbólicos do certame, com a realização da romaria de São Martinho.

Madalena Abecassis, presidente da Associação Portuguesa de Atrelagem, foi nomeada a romeira mestre para 2013 (sucedendo assim a João Abreu Lopes), ao passo que Fernando Van Zeller Palha foi escolhido como romeiro de honra.

Os nomes foram escolhidos pelo conselho de romeiros depois do almoço campestre, que este ano decorreu no jardim do Equuspolis, tendo a lagoa da Alverca e a lezíria da Golegã como cenário.

A romaria reuniu sensivelmente os mesmos participantes que na edição passada, cerca de 300 devotos de São Martinho que partiram a cavalo do Largo do Arneiro para a igreja matriz da vila, onde foi celebrada a tradicional eucaristia.

A comitiva passou depois junto às obras do centro de alto rendimento, o futuro Hypus, por vários locais junto ao rio Tejo e regressou ao jardim do Equuspolis, para o almoço.

No sábado, 19 de Maio, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, visita o certame, acompanhado pelos embaixadores do Qatar, Iraque e Kuwait e representantes dos Emirados Árabes Unidos.

O concurso nacional Expoégua começa às 10 horas, seguido de actividades durante todo o dia no Largo do Arneiro, que às 22h30 será palco do concerto “Três Sangres”, seguido de uma largada de toiros.

Às 18 horas, decorre no Equuspolis a conferência “o cavalo lusitano e a ciência”, promovida pelo Instituto de Ciências e Artes Equestres da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, pela revista Equitação e pelo pelouro da cultura do município da Golegã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB