Dois altos representantes do Santuário Nacional de Aparecida, no Brasil, estiveram de visita ao concelho de Ourém e ao Santuário de Fátima entre os dias 3 e 6 de Dezembro.
A visita do cardeal D. Raymundo Damasceno Assis e do Padre Darci José Nicioli, reitor do santuário brasileiro, serviu para preparar as comemorações do centenário das aparições de Fátima e dos 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que se assinalam em 2017, sendo um momento de celebração para ambos os países.
Na recepção oficial que se realizou nos paços do concelho de Ourém, com a presença dos representantes do Santuário de Fátima, foi assumida a vontade de todos em encontrar pontos comuns que permitam valorizar a celebração dos dois eventos.
A presença de muitos devotos da Nossa Senhora de Fátima no Brasil e os esforços realizados para desenvolver o turismo religioso de Aparecida e de Fátima foram alguns dos aspectos já discutidos entre os envolvidos, nesta primeira fase.
Os religiosos brasileiros, cuja visita a Portugal ocorreu também na sequência do convite deixado pelo presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, durante a última missão empresarial àquele país, visitaram ainda o centro histórico da vila medieval, o Santuário de Fátima, o Convento de Cristo, em Tomar, a Batalha e a Nazaré.