A partir do dia 6 de janeiro, todas as refeições servidas nos estabelecimento de ensino do agrupamento de escolas do Sardoal serão gratuitas para os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo.
O custo dos almoços será suportado pela Câmara Municipal do Sardoal, que tomou esta decisão por unanimidade na última reunião pública do executivo, tendo por base que a medida "visa apoiar as famílias com crianças e jovens em idade escolar que, em virtude da crise económica, apresentam cada vez mais dificuldades em suportarem despesas indispensáveis e inadiáveis, como a educação e a alimentação".
Por outro lado, a autarquia pretende também que a medida possa ser um argumento para a fixação de casais jovens no concelho, segundo explica uma nota de imprensa do município.
Na mesma reunião, a Câmara deliberou ainda reduzir em 5% as tarifas do abastecimento público de água, da gestão dos resíduos urbanos e do saneamento de águas residuais e urbanas.
A proposta, aprovada com os votos do PSD, a abstenção do GIS e o voto contra do PS, teve como base "as dificuldades que a economia local atravessa e visa incentivar e apoiar a manutenção e instalação de pequenas e médias empresas neste concelho, assim como do comércio local", explicou o presidente Miguel Borges.
Os estabelecimentos comerciais e industriais são apenas abrangidos pela redução de 5% no abastecimento público de água.