Sáb, 15 Junho 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Recado do provedor nos 60 anos da Praça de Touros de Santarém: “para mudar não é preciso destruir”

O recado do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS), José Miguel Noras, não podia ser mais claro. A praça de touros de Santarém pode ser requalificada, mas, para isso, não é preciso destruir.

A mensagem foi deixada esta sexta-feira, 7 de junho, durante a cerimónia de comemoração dos 60 anos da Monumental Celestino Graça, propriedade da SCMS, mas para a qual já foram anunciados vários potenciais projetos de renovação.

“Este é um património que merece ser preservado”, disse José Miguel Noras, pedindo respeito pelo passado numa eventual mudança futura da praça de touros. “Pode ser convertida? Pode. Mas para mudar não é preciso destruir o que foi construído há 60 anos”, disse o provedor durante a cerimónia que serviu também para dar conta das obras de conservação e de pintura em todo o exterior da praça.

Com algum humor, e após fazer um breve historial da praça e das corridas de touros em Santarém, José Miguel Noras afirmou que “há 200 anos era a Misericórdia que queria a praça da Câmara, agora é a Câmara que quer a praça da Misericórdia.

A Praça de Touros de Santarém, também conhecida por Monumental Celestino Graça, uma homenagem a este que foi o grande impulsionador da Feira do Ribatejo, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, que pelo menos desde 1825 organiza corridas de touros na cidade de Santarém.

Da autoria do arquiteto Pedro Cid, que ofereceu o projeto à Santa Casa, a praça começou a ser construída a 10 de janeiro de 1964, tendo sido inaugurada a 7 de junho do mesmo ano, já lá vão seis décadas, na altura com uma corrida à portuguesa que contou com a presença do então Presidente da República, Américo Tomás, e que esgotou os cerca de 13 mil lugares.

Conheça AQUI a história da praça e das corridas de touros em Santarém.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB