Sex, 13 Setembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Qual o futuro da rádio e as vantagens que a internet oferece?

A rádio continua a ser o meio de comunicação com mais audiência, e o online tem ajudado ainda mais ao seu crescimento. Veja agora qual o futuro da rádio.


A rádio foi o primeiro meio de comunicação acessível a todos os públicos e em qualquer lugar. E, mais de 100 anos após ter surgido em Portugal, ele continua a crescer e ganhar mais ouvintes. Descubra qual o futuro da rádio e porque ela continuará a triunfar…

Corria o longínquo ano de 1914 quando surgiram as primeiras experiências de rádio em Portugal, através da Rádio Hertz. Hoje em dia, este continua a ser o meio de comunicação mais usado pelos portugueses, não se limitando a apresentar música e notícias. Atualmente a rádio tem uma programação variada e que responde aos desejos de todos os ouvintes.
Com a internet tornou-se possível ouvir rádio em todos os lugares. E permitiu apresentar novos formatos e programas especializados em temas como cinema ou desporto, que são uma das melhores soluções para quem procura um guia de apostas online em Portugal. E há ainda muitas informações e programas específicos que encontra nas várias estações e sites das rádios.

Se a realidade atual é positiva, o futuro da rádio promete ser ainda mais risonho. As novas formas de apresentar conteúdos, soluções mais avançadas para captar públicos e fontes de receita adicionais vão permitir que ela seja, no futuro, ainda mais relevante. Saiba agora qual o futuro da rádio e as tendências que lhe vão permitir ganhar ainda mais ouvintes.

Rádios continuam a ganhar audiência
No último trimestre deste ano há 7,2 milhões de portugueses com mais de 15 anos que ouve rádio pelo menos uma vez por semana. Ainda mais relevante que estes 84,4% da população, é o facto dos grupos etários mais jovens serem os maiores seguidores. Afinal, estudos recentes demonstram que 9 em cada 10 jovens liga-se à rádio todas as semanas.
Além de ser apelativa para todas as idades, a rádio tem ainda a vantagem de conseguir atrair pessoas de todas as classes sociais e dos dois sexos. Afinal, cerca de 90% dos homens portugueses afirma ser um ouvinte da rádio, enquanto 80% das portuguesas também têm este hábito.

Novos formatos e plataformas trazem mais público e receitas
A internet tem ajudado a aumentar a notoriedade da rádio, amplificando o seu alcance. Ao estar disponível nos computadores e nos smartphones, a rádio passou a acompanhar os portugueses para todo o lado, muito para além dos momentos em que era apenas companhia nos carros durante as viagens.
A presença online permite também criar conteúdos mais diversificados, como podcasts, e garantir que eles estão acessíveis a qualquer hora, eliminando a necessidade de seguir as transmissões ao vivo. E, com a especialização nos motores de pesquisa, novos públicos passaram a encontrar nas rádios tudo aquilo que procuram, seja de desporto, moda, cinema ou qualquer outro tema.

Por fim, a internet também tem ajudado a rádio a captar mais receitas. Enquanto antes apenas os anúncios nas emissões eram fontes de rendimento, atualmente os banners e outros formatos digitais nos sites das rádios permitem-lhes aumentar os seus lucros. E, por isso, também a vitalidade financeira das rádios tem vindo a melhorar nos últimos tempos.

Qual o futuro da rádio?

Com cada vez mais ouvintes e formas de chegar até eles, soluções para apresentar conteúdos e fontes de receita, o futuro da rádio é risonho. Ao contrário dos jornais e TV, que estão a perder audiências por causa do online, na rádio acontece precisamente o oposto. E, como tal, a internet tem sido um aliado no crescimento da rádio.

O facto de ser um meio bastante interativo também tem ajudado à evolução, e a maior comunicação com as audiências é a principal tendência para o futuro da rádio. A possibilidade de entrar em direto é um aliciante para os ouvintes, que também passam a encontrar nas rádios conteúdos multimédia com vídeos, passatempos e outras soluções para ficarem ainda mais fãs . E tudo isto faz com que a rádio seja um meio de comunicação com cada vez mais peso no mundo digital e com um futuro muito positivo à sua frente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB