Qui, 12 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

PSP regista aumento da criminalidade na área do Comando de Santarém

De 2018 para 2019, a violência doméstica cresceu 48% na área do Comando Distrital da PSP de Santarém, que abrange os concelhos de Abrantes, Cartaxo, Entroncamento, Ourém, Santarém, Tomar e Torres Novas.


Este é o dado mais relevante da estatística apresentada pelo comandante distrital da PSP, superintendente João Amado, no discurso que assinalou o 144º do comando, comemorado este domingo, 17 de maio, este ano sem a habitual cerimónia institucional devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Além da violência doméstica, a criminalidade geral também aumentou 2,6% na área do Comando de Santarém, enquanto a criminalidade violenta e grave subiu 7,2% e as detenções tiveram uma subida de 13%.

Estes números estão no entanto a sofrer uma inversão em 2020. Numa análise comparativa do 1.º quadrimestre de 2019 com igual período de 2020, verifica-se um decréscimo de 10% na criminalidade geral, de 36,5% na criminalidade violenta e grave e de 16,8% nas detenções. Relativamente à violência doméstica, regista-se uma diminuição de 8,0%.

Salientando o empenho operacional, que ao longo do último ano, “foi intenso e exigente para todos os profissionais deste Comando de Distrital”, João Amado afirmou ainda que “as vertiginosas transformações sociais, cada vez mais focadas na exponenciação de resultados, e o ambiente que proporcionam, constituem-se num enorme desafio para as instituições e exigem delas um esforço constate para se adaptarem e adequarem as suas respostas”.

No entanto, para o comandante da PSP de Santarém, “estes desafios e exigências deverão ser vistos, não apenas como uma dificuldade, mas antes como um estímulo e momento de oportunidade para a modernização e evolução das metodologias de trabalho, apostando nas novas tecnologias como instrumento de suporte de novas soluções que potenciem a proatividade, em detrimento da ação reativa, conferindo a indispensável formação e competência técnica aos polícias, de forma a enfrentarem o futuro com confiança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB