Elementos do Comando Distrital de Polícia de Santarém estão a participar numa investigação criminal sob direção do Tribunal Judicial de Ponta Delgada (Açores), em que foram detidos 7 suspeitos de tráfico de droga e apreendidas 43.416 doses de heroína e 23.500 doses de haxixe, no valor aproximado de 450 mil euros.
O objetivo deste processo foi neutralizar uma importante rede de narcotráfico que operava de forma organizada a partir do interior do estabelecimento prisional de Alcoentre, cujos líderes da rede, um natural de Ponta Delgada e outro de Lisboa, ali cumpriam prisão por tráfico de droga.
Os homens contavam com a colaboração das suas mulheres, uma natural de Ponta Delgada e outra de nacionalidade espanhola, as quais organizavam e monitorizavam a remessa de consideráveis quantidades de droga para a ilha de São Miguel.
Nos Açores, contavam com a colaboração de três irmãos e um casal, os quais se encarregavam de operacionalizar a respetiva distribuição da matéria estupefaciente, pelos vários circuitos de distribuição em toda a ilha de São Miguel.
Esta operação policial de grande envergadura decorreu de forma simultânea no continente e em Ponta Delgada, com a realização de várias buscas domiciliárias e buscas a celas do estabelecimento Prisional de Alcoentre.
Em Ponta Delgada foram detidos cinco suspeitos e no continente, designadamente nas portagens de Alverca da A1, foram detidas as duas suspeitas que operavam a partir do continente.
Por consequência desta investigação, a PSP já havia detido seis pessoas suspeitas de tráfico, três delas que já estavam em prisão preventiva.