A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) lançou na tarde desta segunda-feira, 25 de Novembro, um aviso à população para a continuação nos próximos dias de tempo frio, com acentuado arrefecimento noturno e vento a soprar moderado a forte nas terras altas, aumentando o desconforto térmico junto da população.
O aviso, que chegou ao nosso jornal via Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, alerta para a possibilidade de ocorrência de situações de piso rodoviário escorregadio devido à queda de geada, intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras e incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.
Para o Ribatejo, na próxima semana, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê temperaturas mínimas entre os 0 e os 6 graus. As máximas não deverão ultrapassar os 14 graus e não está prevista chuva.
A ANPC chama atenção, em particular, para os grupos populacionais mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos, pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.
Entre as medidas preventivas recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde estão a não exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura, o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, a proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol), a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor e uma especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.