A Autoridade Nacional de Proteção Civil determinou esta sexta-feira, 23 de Agosto, o prolongamento do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Socorro para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais no Nível Amarelo, para todos os distritos, das 20 horas de hoje até às 20 horas do dia 28 de agosto.
O Estado de Alerta Especial no nível amarelo pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão.
A decisão foi tomada após a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que prevê tempo quente e seco com a permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais, nomeadamente ventos com intensidade da ordem dos 30km/h, que poderão ser acompanhados de rajadas 40km/h, em especial no litoral oeste; valores de Humidade Relativa abaixo dos 30%, mas com reposição durante o período noturno, em todas as regiões do litoral; valores de temperatura máxima no limiar dos 30ºC.
O dia mais complicado poderá ser este sábado, 24 de agosto, em que está prevista a mudança de regime de vento, com rotação para NE.