A sessão incluiu uma apresentação do Coordenador Municipal de Proteção Civil de Santarém, José Guilherme, também comandante dos Bombeiros Sapadores de Santarém, que falou sobre a vespa velutina no município de Santarém e o papel da proteção civil.
Técnicos da empresa Genearca, que colabora com a autarquia na eliminação deste tipo de ninhos, explicaram o trabalho desenvolvido no concelho no combate a esta espécie invasora e a fisiologia e métodos de combate à sua dispersão por toda a região.
Recorde-se que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém foi chamado no dia 17 de novembro para destruir um ninho de vespa asiática situado na zona de jogo e recreio da Escola do Mergulhão, em Vale de Estacas, próximo do Hospital Distrital de Santarém.
A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora da abelha europeia, a mais comum em todo o Continente, está a propagar-se sobretudo pelo Norte e Centro do país, já com ninhos identificados em todos os concelhos do distrito de Santarém.