Qua, 26 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Proteção civil aumenta nível de alerta devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil elevou esta tarde o Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Socorro para o nível Amarelo. A medida foi decretada devido à previsão que o território continental seja afetado por uma depressão com forte atividade, cujos efeitos se farão sentir até ao meio dia de segunda-feira, 10 de Fevereiro.

As autoridades esperam precipitação forte a partir do final do dia, com especial incidência nas regiões do litoral durante a madrugada. O vento poderá soprar forte a muito forte no litoral e terras altas com rajadas da ordem dos 130 km/h, podendo haver condições para a formação de fenómenos extremos mais localizados. No mar, a agitação marítima será muito forte com ondas a atingir 10 m de altura significativa em toda a costa ocidental, não sendo de excluir picos de ondulação mais elevados.

Um quarto ponto que será de seguir com atenção será a situação das bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo, que estarão susceptíveis à ocorrência de cheias, nas zonas historicamente mais vulneráveis.

O alerta amarelo vai vigorar para todos os distritos do país entre as 9h00 de domingo, 9 de Fevereiro, e as 14h00 de segunda, dia 10.

A elevação do Estado de Alerta Especial pressupõe um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de acções preparatórias para eventuais intervenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png