O distrito de Santarém deverá ser atingido por fortes chuvadas e ventos que poderão chegar aos 90 km/h a partir da noite de quinta-feira, 21 de fevereiro, e durante o dia de sexta-feira.
O alerta é da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que já colocou o distrito em alerta azul, de acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo um comunicado do Comando Técnico Operacional do CDOS de Santarém, a chuva deverá "ser localmente intensa e acompanhada da queda de granizo e rajadas de vento".
Prevê-se uma melhoria das condições meteorológicas a partir das 12 horas de sábado, dia 23, mas acompanhada por uma forte descida das temperaturas logo a partir de domingo, data em que é esperada a chegada de uma nova vaga de frio.
Em função das condições meteorológicas previstas é expectável que o piso rodoviário se torne escorregadio e com eventuais lençóis de água, que se verifiquem danos em estruturas montadas ou suspensas ou que ocorram cheia rápidas em meio urbano, sobretudo devido à acumulação de águas pluviais.
A Proteção Civil aconselha os cidadãos a tomarem medidas de autoproteção que garantam a sua segurança, tais como circular a uma velocidade reduzida e adotar uma condução defensiva na estrada, não atravessar zonas inundadas, ou garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, casos de andaimes ou placards, entre outras.